terça-feira, 12 de julho de 2011

A recepção e suas variações técnicas.

        A recepção pode ser para o saque por baixo, para a saque viagem ou para o saque flutuante. Independente do tipo de saque a variação será o toque ou a manchete. Em casos muito extremos o peixinho ou outro movimento pode ser adotado.
        Com relação a manchete temos muitas variações. A manchete pode ser na frente do corpo direcionando mais para a frente/alto/esquerda ou para a frente/alto/direita. A manchete pode ser fora do corpo, tanto na direita quanto na esquerda, dando as mesmas direções. Ainda podemos ter a manchete com quedas laterais. A manchete pode, isso mesmo, até ser de costas para a rede, quando o passador tem dificuldade com o toque no momento da recepção. Fechando as variações da manchete, ainda temos uma variação com relação as pernas, ou mais ou menos flexionadas.
        O movimento de toque, normalmente usado para o passe do saque flutuante, mantém algumas variações da manchete. Por exemplo, ele pode ser no corpo (bem acima da cabeça) ou fora dele. Pode ser com as pernas bem flexionadas ou nada flexionadas. Pode ser com ou sem queda, enfim muito parecido com a manchete. O jogador para passar de toque, normalmente precisa ficar mais adiantado na quadra.
         Importante para uma boa linha de passe é a comunicação entre os passadores. Também é importante cada um saber das suas reais obrigações para cada tipo de saque. Uma dica legal para a recepção do viagem é não ficar na mesma linha. Só assim o saque direcionado no meio de dois passadores poderá ser recepcionado, não havendo choque entre os jogadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário