sábado, 11 de junho de 2011

Uma boa foto para mostrar o bloqueio

       Nessa foto da para ver direitinho a marcação intermediária que comentei em um texto há uns dias. Notem que existe uma opção de ataque em paralela, mas a direção mais centralizada esta protegida pelo bloqueio.
       Outro detalhe legal de observar é que nessa foto o bloqueador está olhando o atacante. É um erro muito comum do bloqueio o jogador ficar com a cabeça baixa, não conseguindo fazer uma boa leitura do ataque.
      Imagem da internet

quinta-feira, 9 de junho de 2011

O ponto de contato com a bola no ataque

        Um detalhe muito importante para conseguir um bom ataque é o ponto de contato com a bola. Esse ponto tem a ver com acertar a mão na bola, no momento certo, numa boa altura e por fim um pouco a frente do corpo. 
        Acertar a mão na bola: se isso não acontecer fica complicado dar uma boa direção para o ataque. A bola sai "desencaixada" e ninguém saberá ao certo o destino da mesma.
        Momento certo: esse "time" possibilita antecipar ou atrasar o ataque com o objetivo de enganar o bloqueio.
        Altura: se não for um ataque na melhor altura, o braço ficará encolhido. Quando isso acontece o ataque perde um pouco de força e o bloqueio leva vantagem.
        Bola com relação ao corpo: ponto muito importante, pois se o contato for na linha vertical do ombro ou muito a frente do corpo o ataque fica extremamente comprometido.


quarta-feira, 8 de junho de 2011

O movimento do ataque - parte 1

       Ataque com abertura de ângulo do braço em relação ao corpo. Ou ataque com uma rotação externa do ombro.        
        Esse movimento para quem vê uma fotos dessas pode até parecer estranho, mas é muito eficiente e comum para os bons jogadores. Com esse tipo de movimento o jogador posiciona o corpo para uma direção e com o braço ele antecipa ou atrasa a bola atacando em uma área onde não tem bloqueio.
        Na entrada de rede para o destro o ataque vai para a diagonal quando ele antecipa o movimento e para a paralela quando ele atrasa o movimento. Já na saída de rede, o destro normalmente usa esse tipo de movimento para atacar em paralela, atrasando o contato com a bola. Para o canhoto a relação é invertida. 
 imagens da internet

 imagens da internet


 imagens da internet



 imagens da internet

Grupos do Mundial Infanto na Argentina

       Estão ai os grupos pessoal, essa semana converso com o pessoal da infanto e dou uma idéia para todos do que a CT está achando desses grupos. 

terça-feira, 7 de junho de 2011

Defesa em diagonal

        Na defesa em diagonal temos de 1 até 3 jogadores para executar essa função. Os jogadores da posição 1 e 5 sempre estarão disponíveis para a defesa. Os jogadores da posição 2 e 4 estarão aptos se não fizerem parte do bloqueio. O jogador da posição 6 vai depender da estratégia para a defesa, pois ele pode se deslocar para a paralela ou para a diagonal ou não se mexer. O padrão são sempre 3 defensores em diagonal nas bolas mais rápidas, até por que nesse tipo de bola normalmente não temos bloqueio triplo. Veja a sequência de fotos com as possibilidades de defesa em diagonal.


Defesa dobrada em paralela.

        Nesse caso especial temos dois defensores na paralela. Usado em condições onde o bloqueio está em desvantangem. Dois motivos para esse tipo de bloqueio, o primeiro seria um bloqueador baixinho e o segundo uma estratégia de bloqueio. Veja a foto a seguir para entender a situação.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Defesa em paralela.

        O defensor ou defensores da paralela são, no meu ponto de vista, os mais incríveis. Acho que esse tipo de defesa é uma das mais difíceis do vôlei de hoje em dia. Jogando sempre da linha para dentro da quadra, eles estão a aproximadamente 6 metros do atacante. Um ataque forte (padrão) deve dar centésimos de segundo para a reação ao defensor.
        As opções de defesa são as seguintes. A primeira opção seria na linha e a segunda mais fora da linha, pegando uma paragonal. Veja as fotos para ter uma idéia.
       Nota-se que a primeira foto mostra um bom recuo para a posição de defesa. Já na segunda foto a posição está um pouco avançada. Nos dois casos o jogador está parado, o que é um fator importantíssimo para a execução de uma boa defesa.

Marcações das bases de bloqueio.

        A base é responsável pela definição da área que o bloqueio vai marcar. São basicamente 3 tipos de marcação. 


        Primeira opção é a marcação paralela. Nesse tipo de marcação o bloqueio vai ter que chegar bem na frente da bola, com a mão de fora voltada com a palma para dentro da quadra.
        A segunda opção é uma marcação intermediária. Nesse tipo de marcação, muito comum no alto nível, é deixado um pequena área em paralela e a área coberta é mais centralizada. 
        A terceira opção é a marcação em diagonal. É deixada uma área em paralela para o atacante. Nesse tipo de marcação é possível que o atacante "crave" a bola, principalmente se o levantamento ficar próximo a rede.
        Então agora já temos as três marcações das bases. Nos próximos textos vamos falar sobre as possibilidades de defesa para cada marcação.

domingo, 5 de junho de 2011

Brasil fará sua estréia contra o Japão

        O Brasil vai estreiar contra o Japão no mundial juvenil. A primeira rodada tem além desse jogo mais 7 partidas. Segue a primeira rodada completa do mundial juvenil de 2011.


EUA X BULGÁRIA
ARGENTINA X PORTO RICO
TUNÍSIA X ESPANHA
RÚSSIA X EGITO
ÍNDIA X ALEMANHA
IRAN X CANADÁ
SÉRVIA X BÉLGICA


        Na segunda rodada o Brasil vai enfrentar os EUA e depois fechará a primeira chave contra a Bulgária no dia 3 de agosto.