quinta-feira, 14 de julho de 2011

O levantamento e suas variações técnicas

        Quando preciso escrever sobre levantamento muita coisa vem em mente, também as variações são tantas...
        Mas vamos ser precisos quando a isso e falar somente com relação a técnica de levantamento.
foto:FIVB


        No início o levantamento é executado por qualquer jogador, no esquema de rotação simples. Nessa fase o levantamento é somente de bolas altas para as pontas, normalmente executado de frente. O toque na bola é o fundamento que predomina no levantamento, tanto nessa fase quanto no alto nível.
         Quando as coisas começam a evoluir, o levantamento também precisa evoluir. Acho até que o levantamento é o que faz com que o jogo evolua. As bolas ficam mais rápidas e também mais precisas. 
        No alto nível imperam a velocidade e a opção tática, aliada a uma precisão muito grande.
        O levantamento pode ser executado de toque ou de manchete, sendo o toque sempre o mais recomendado. Com o toque a precisão é melhor, a velocidade é maior e as fintas são possíveis. A manchete serve como uma opção. O levantamento pode ser executado com ou sem salto, o mais comum é em suspensão no alto nível. Pode-se levantar para frente ou para trás e até com uma mão quando isso for necessário.
        Um toque técnico com relação ao levantamento é o seguinte "quando o objetivo é fazer o levantamento para a frente o dedo indicador e o médio são os que mais atuam, já no toque para trás o polegar é o mais acionado. Os outros dedos servem para auxiliar esses dedos principais em todos os tipos de toque, mas necessariamente não precisam tocar a bola".

Nenhum comentário:

Postar um comentário