sábado, 3 de setembro de 2011

Blumenau e Juiz de Fora

        Os times que estão disputando a final da Liga Nacional já tem vaga para a SUPERLIGA desse ano. Com um bom trabalho até agora na temporada, os times tentarão correr por fora na maior competição do vôlei nacional que começa em dezembro.
        Com um time mais conhecido, o time de Blumenau foi superior ao time de Minas Gerais e levou o título na manhã desse sábado em Volta Redonda, cidade que também tem  um time já garantido na SUPERLIGA 2011/2012.


quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Comparativo entre as categorias - PASSE

        O segundo fundamento que vamos analisar os dados estatísticos é o passe. Vejam a tabela abaixo:
       
        Os dados foram tirados das fases finais de cada campeonato. O adulto masculino é a categoria que tem maior controle nesse fundamento, sendo quase o dobro mais eficiente que o juvenil feminino. A diferença entre os melhores 5 jogadores em cada fundamento vai de 3% no adulto feminino a quase 12% no juvenil feminino.
        O melhor passe nas categorias de base foi no campeonato da Argentina, onde os guris passaram 44% das bolas na mão. Já as piores foram as meninas do juvenil, no Peru o percentual de passe perfeito foi de somente 33,64%.
        No adulto masculino Murilo foi o melhor passe com 69% de eficiência.

Como funciona a pontuação no vôlei.

        Esse vídeo rápido tira algumas dúvidas com relação ao sistema de pontuação do vôlei. Confira.


terça-feira, 30 de agosto de 2011

Liga nacional com final no Sportv

        Está começando hoje a fase final da liga nacional de vôlei, campeonato que dá duas vagas para a SUPERLIGA. Um fato importante na competição será a final transmitida pelo SPORTV. O campeonato no meu ponto de vista  é muito importante para abrir espaço para os jogadores mais novos e só com a participação da TV nessa competição é que teremos mais investimento nessa divisão de acesso, já que o vôlei no Brasil é uma ferramenta de marketing para muitas empresas.
        As equipes que entram na briga pelas vagas na Superliga são as seguintes:
- CLUBE DO REMO - PA
- FUNVIC - SP
- SPORT CLUB RECIFE - PE
- BLUMENAU -SC
- ESCOLA DO CAMPO - SP
- A. RIO NEGRO CLUBE - AM
- UPIS - DF
- UFJF - MG
        A final  da competição está marcada para o dia 3 de setembro, 9h30, o jogo será realizado em Volta Redonda-RJ. Os jogos da fase classificatória estão sendo realizados no CDV em Saquarema.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Cobertura de Bloqueio

        Segue mais um vídeo técnico para vocês. Sobre a cobertura de bloqueio.
        Com esse vídeo fica bem fácil de estabelecer quem são os responsáveis por cada tipo de situação que envolve o jogo de vôlei. 
        No nível básico, nas categorias mirim e infantil o ataque na diagonal mais fechada é muito difícil de acontecer então sugiro sempre o sistema de cobertura pelo jogador que sobra no bloqueio.

Números de todas as categorias

        Como havia prometido fiz uma análise dos dados das 6 competições que movimentaram os últimos dois meses e vou começar a mostrar aqui nessa série a real diferença entre homens e mulheres. Também a diferença entre o jogo infanto, juvenil ou adulto.
        Para gerar os números fiz uma média entre os 10 melhores jogadores em cada fundamento.
        Vamos começar pelo ataque.
        Analisando os números podemos ver que os homens colocam a bola no chão em média 8% a mais que as mulheres, com uma relação muito parecida entre todas as categorias. As bolas em transição, onde o jogo continua, no caso das mulheres a quantidade é 10% maior. Os erros tem a menor diferença, ou seja, pouco mais de 2% para o jogo masculino. Já se compararmos o juvenil masculino e o adulto feminino temos quase 7% de diferença, acredito que muita força aliada a uma técnica ainda em desenvolvimento gera isso no caso do juvenil.
        Analisando os homens entre eles, os adultos transformam pouco mais de 2% de erro de ataque em ataque ponto, diminuindo os erros, já os infantos transformam um percentual próximo desse em transição. No juvenil foi onde tivemos o maior percentual de erro. Notem que os números mantém um padrão em todas as categorias.
        Entre as mulheres, nota-se uma boa diferença de erro das adultas comparadas com as duas categorias de base, em torno de 5%.  O infanto que foi disputado na Turquia e o juvenil jogado no Peru tem números praticamente iguais. Os números em geral também ficam dentro de uma média.
        Nos próximos dias apresento mais números.


Sérvia leva o mundial infanto

       Corrigindo para a galera, Cuba ficou com o Bronze.
       Quem levou o ouro para casa foi a Sérvia, do ponteiro Kovacevic. Abaixo os números da partida. O capitão Espanhol marcou o incrível número de 48 pontos.

domingo, 28 de agosto de 2011

Brasil vence torneio amistoso

A seleção do Brasil que está em preparação para o Sulamericano venceu o torneio amistoso realizado no Rio de Janeiro. Com duas vitórias sobre Japão no sábado e sobre a Alemanha hoje pela manhã.
Destaco mais uma vez aqui a bela oportunidade que o ponteiro Lucarelli teve de conviver com os jogadores profissionais, com certeza deve estar aproveitando cada momento.

EUA vencem o grand prix

Os EUA não deram chance para o Brasil e venceram o grand prix. O jogo disputado nessa madrugada teve as parciais de 26x24, 25 x 21 e 25 x 20 para as americanas. Hooker foi a maior pontuadora do jogo com 16 pontos. Jogaram pelo Brasil Dani Lins e Sheilla, Fabizona e Thaisa, Garay e Nathalia, com a líbero Fabi.