sábado, 14 de maio de 2011

Opções de ataque. Vídeo explicativo.

        Esse é mais um dos vídeos que explicam as situações simples do vôlei. Mostro aqui as opções com o levantador na rede (posições 4,3 e 2) e também quando ele está no fundo da quadra (posições 1,6 e 5). As opções serão as mesmas, no máximo 4, com a diferença entre ataque do fundo e da rede.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

O novo sistema de pontuação da SUPERLIGA.

        Vocês que acompanham mais de perto o vôlei já estão sabendo dessa mudança. Até agora a pontuação na SUPERLIGA era da seguinte maneira. O time que vencesse uma partida, independente do placar, ganhava 2 pontos e o perdedor 1 ponto. A mudança vai ser a seguinte, a partir da próxima edição quem vencer levará 3 pontos, se o derrotado ganhar no máximo 1 set. Se o placar foi 3 sets a 2, o time que perdeu levará 1 ponto e quem venceu 2, essa é a grande mudança. Esses pontos valem durante a fase regular, na classificação geral para os playoffs.
        Isso vai ser muito legal para o público que acompanha o vôlei, pois vamos diminuir na pontuação geral os empates, que eram muito comuns até então. Com esse tipo de pontuação o set average, que era muito usado como primeiro critério de desempate perde expressão. Perde expressão o termo, pois perder sets continuará sendo muito ruim. 
        Para que a tabela de classificação fique realmente fiel, a CBV deverá ter muita atenção para que todos os times tenham sempre o mesmo número de partidas.  
        É isso, espero que todos aprovem essa mudança. Eu particularmente gostei!

quarta-feira, 11 de maio de 2011

VOCÊ SEMPRE PAGA UM PREÇO POR TUDO AQUILO QUE QUER. PARECE ÓBVIO, MAS NÃO PARA TODOS.

        Se você pensar um pouco verá que a lei da causa e efeito impede que se obtenha alguma coisa em troca de nada. É sempre assim.
        Você sempre paga um preço por tudo aquilo que obtém, correto?
        A chave é determinar o que você quer e que preço pode pagar em troca.
        Então, sabendo desse preço, você pode até decidir pagar mais e ter mais disso que está querendo.
        Você com certeza vai colher somente aquilo que semear, isso é certo!
        Você não vai ser campeão sem se dedicar nos treinamentos.
        Você não deve esperar ser o melhor jogador do time sem vir aos treinos no “gás”.
        É comum os vencedores aceitar responsabilidades, por tudo o que fazem e dizem. E isso dá a eles confiança no que fazem. Eles estão no controle.
        Quando você tiver confiança nas coisas que está fazendo, irá ter algumas oportunidades de escolha e compreender que tudo é possível. E que tudo tem um preço.
        Os melhores escolhem as coisas que querem e se dedicam ao máximo para ter a recompensa pelo preço pago durante esse período.
        É isso, quer ser um campeão! Dedique-se ao máximo para isso!




terça-feira, 10 de maio de 2011

Explicando as sessões de treino.

        Basicamente temos 3 tipos de treinamentos. O primeiro tipo de treino é o treino coletivo, também chamado de movimentação ou volume. O segundo tipo de treino é um treino específico, ou seja, de algum fundamento para o grupo todo. O terceiro tipo é um treino também específico, para um grupo reduzido, usado normalmente junto com a musculação ou outro treinamento físico.
        No treinamento coletivo, que pode ser executado de várias maneiras, é onde o time busca melhorar todas as questões do jogo. O entrosamento entre levantamento e ataque, entre bloqueio e defesa, etc. A direção desse treino é normalmente do técnico, com os assistentes observando os setores que compõem o jogo. Como é um treino com uma intensidade bem forte, quando a comissão técnica (CT) quiser treinar alguma coisa mais específica, deverá equilibrar o tempo total da sessão. Nesse caso diminuindo o tempo do volume.
        O treino específico para o grupo todo é usado em duas situações predominantemente. A primeira delas é no treino de saque e passe. Nesse tipo de treino, como o nome diz, alguns jogadores executam saques e outros ficam treinando a recepção. Outra situação onde esse treino normalmente acontece é antes de uma parte coletiva. Por exemplo com uma rápida passagem de bloqueio, ou um treino coletivo de defesa, etc.
        O último modelo de treino é o treino bem específico, setorizado. Nesse tipo de treino poucos jogadores executam muitas repetições de algum fundamento. São treinos curtos, dependendo dos estímulos e da frequência das repetições. Esse treino normalmente acontece junto com uma sessão de treino físico. Alguns exemplos desse tipo de treino:
- Treinamento de levantador.
- Treinamento de passe.
- Treinamento de defesa.
- Treinamento de habilidade técnica (controle de bola)
        Esses são os tipos de grupos e de treinos que normalmente o alto nível desenvolve durante a semana. Cada situação é muito bem estudada pela comissão técnica, que elabora uma semana de trabalho com aproximadamente 9 sessões de treino.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Sorteio do uniforme da Cimed e da Camisa da seleçao.

        Pessoal, quem está na expectativa para o sorteio do blog ele vai acontecer na quinta-feira (dia 12). As regras como todos já sabem são as seguintes:
1- Retuitar uma mensagem no twitter com o link   
2- As duas pessoas sorteadas deverão estar seguindo o blog http://marcelvolei.blogspot.com
3- O sorteio será pelo sorteie-me, aquele programa que sorteia pelo twitter.
       O primeiro nome sorteado será o ganhador do agasalho. O segundo sorteado levará a camisa.
       Gás total nos últimos dias!! Não sei se quanto mais retuitar mais chance de ganhar? Mas na dúvida melhor bombar o twitter. 
        Quinta-feira (12/5) acontece o sorteio do blog do @marcelvolei. Dê um RT e siga o blog dele.   Um agasalho da Cimed e uma camisa do Brasil.
       Qualquer mensagem com o link acima estará concorrendo, esse link é o mesmo que alguns de vocês já retuitaram desde qua a promoção comecou.


Boa sorte a todos!! 

domingo, 8 de maio de 2011

Relembrando a nossa mensagem de natal da Cimed! Making off!!

        Só para descontrair um pouco e relembrar um momento bom da temporada passada. Aproveitem ai para dar uma risada do pessoal.

A direção e as edições foram minhas!! 

Último resultado da Seleção Juvenil na Europa.

        A seleção juvenil terminou a excursão pela Europa hoje com uma vitória. O amistoso de hoje não foi contra a Seleção polonesa e sim com uma equipe profissional. O Brasil venceu por 3 sets a 1. Depois de perder por 25 x 18 a seleção virou o jogo e fechou com parciais de 25 x 22, 25 x 16 e 26 x 16.
       Amanhã o time embarca de volta ao Brasil.

Direções de ataque.

        Nesse vídeo rápido, mostro quais são basicamente as direções que um ataque pode tomar. Sem todas as variações, mas com certeza a maioria deles toma uma dessas direções. A noite vou colocar um modelo de scout de direção, onde vocês todos vão poder ver para onde vai a maior quantidade dos ataques.