segunda-feira, 11 de julho de 2011

Dividindo os fundamentos e suas variações técnicas, começando com o saque.

        Nessa série de textos explicativos vou escrever sobre as variações em cada fundamento.        Cada fundamento, com a sua aplicação na prática. Vamos começar com o saque e vamos chegar até a defesa, ou seja, teremos a seguinte sequência: saque; recepção; levantamento; ataque; bloqueio e defesa.  
        O saque pode ser executado por cima (como no nível mais avançado) ou por baixo (quando o jogador está começando a jogar). 
        O saque por baixo pode ter as seguintes variações. Com relação a distância ele pode ser curto ou longo. Com relação a altura ele pode ser alto ou baixo. Com relação a direção ele pode ser reto (paralela) ou cruzado (diagonal). São menos variações que no saque por cima.    Esse tipo de saque prioriza o acerto, a possibilidade do jogo.
        O saque por cima tem mais variações e os objetivos são maiores. Vamos começar pelo tipo de saque por cima, ele pode ser flutuante ou viagem. 
        O saque flutuante pode ser com ou sem salto e o sacador pode sacar perto ou longe da linha de fundo da quadra, dependendo do objetivo que tiver. Com relação a velocidade ele pode ser mais ou menos rápido, dependendo do movimento do sacador. Ele também pode ser curto ou longo. Ele pode ser em paralela ou em diagonal. 
        O saque flutuante gera uma variação na trajetória da bola, causando uma dificuldade grande na recepção. É um saque que tem um nível de erro menor que o saque viagem.
        O saque viagem é sempre com salto e próximo a linha de fundo da quadra. Ele pode ser em paralela ou em diagonal. Curto ou longo. Forte ou mais fraco (caixinha). O objetivo desse saque, quase sempre, é buscar o ponto. O saque tem uma necessidade de uso de muita força física, explosão muscular e qualidade de salto.
        Existe ainda duas variações importantes e usadas atualmente por alguns jogadores, buscando enganar a linha de passe. Nesse caso existe um lançamento de bola para um determinado saque e o final do movimento é do outro tipo de saque. Por exemplo, o jogador lança a bola para um saque flutuante, nesse caso a linha de passe do time adversário se posiciona para isso e faz um saque acelerado, com spim como no saque viagem. Essa manobra dará ao sacador uma área maior exposta na quadra adversária. O inverso também acontece, quando o sacador lança a bola com rotação e saca chapado. Nesse caso o objetivo é expor o pior passador na linha de passe e direcionar o saque flutuante nesse jogador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário