sábado, 7 de maio de 2011

Seleção do Brasil termina amanhã seus amistosos na Europa.

        A seleção juvenil do Brasil, ainda incompleta terminará amanhã a sua sequência de amistosos na Europa. Depois de quase 20 dias no velho continente os garotos embarcam para casa na segunda-feira.
        Depois de começar os jogos pela Eslováquia, passar pela Espanha o último país está sendo a Polônia. Os três países estão em fase final de preparação para o Campeonato Europeu, que dá as últimas vagas do continente para o mundial juvenil, que será aqui no Brasil em agosto, no Rio.
        A partir do dia 15 de maio a seleção volta a treinar em Saquarema, no CVD. Aí o grupo já estará reduzido e quase definido para o mundial.

Posição de expectativa.

       No vôlei a posição de expectativa é muito importante. Atualmente com a possibilidade de defesas altas, ou seja, com um gesto parecido com o toque, uma posição de expectativa intermediária pode ser o ideal, o ponto de partida para conseguir uma defesa.
       A expectativa baixa e a expectativa alta também são usadas, mas em casos mais extremos. Uma posição bem baixa pode limitar os deslocamentos, já que o jogador vai estar com a base bem, fixa no chão. Essa posição só dá condição de defender uma pancada no "colo". Já uma posição muito alta dificulta a reação para uma bola mais a frente, onde a queda rápida seja necessária.
       A posição de expectativa média, ou intermediária, vai possibilitar todos os tipos de defesas.
       Com as pernas afastadas, nunca muito afastadas e com os joelhos flexionados o jogador deve deixar os braços a frente do corpo numa altura média.
        Lembrando que no momento da defesa o jogador deve estar parado. Dessa forma ele, reagindo rapidamente, poderá defender bolas em quase todas as direções.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Analisando um resumo do jogo! Aquela folha cheia de números.

        Esse aqui é o resumo oferecido pelo programa de estatísticas usado por inúmeros times no mundo. Ele gera uma quantidade muito grande de informações com relação ao jogo. O desempenho de todos está resumidamente aqui. Espero que entendam e como de costume, não entendendo deixe um comentário que eu explico um pouco mais.
Observação: os nomes dos atletas está apagado. Esse resumo é de um dos jogos da seleção infanto, dos amistosos contra a Holanda.

Seleções de base e os resultados nos amistosos.

        A seleção infanto vai indo muito bem nos amistosos contra a seleção da Holanda. Até o momento não perdemos nenhum jogo, são 6 vitórias do Brasil. Quem tiver interesse pode acessar esse link abaixo e conferir todas as estatísticas dos meninos.

http://www.cbv.com.br/cbv2008/selecao/amistosos.asp

         Já a seleção juvenil, que está incompleta, continua tendo dificuldades nos jogos na Europa. Ontem venceu a segunda partida em 7 jogos. O amistoso foi na Polônia contra a seleção da casa. Brasil 3 x 1 Polônia.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Concluindo os textos sobre estatísticas.

        Fechando a série dos textos com relação as estatísticas, vamos juntar as coisas. Falamos aqui em três pontos sobre o tema:
1- A estatística do aproveitamento nos fundamentos.
2- A estatística de direcionamento.
3- A estatística tática, aquela que faz um mapa das estratégias de levantamento e bloqueio.
        O objetivo desse trabalho no jogo é ajudar nas tomadas de decisão por parte da comissão técnica em vários pontos. Pontos que vão desde as estratégias até as substituições dos jogadores. Muitas vezes algum ponto incrível dá ao técnico uma impressão equivocada do desempenho de determinado jogador, é nesse caso que a estatística ajuda. Ela é fria, calculada. Ela coloca o jogador pro banco se os seu desempenho não estiver sendo adequado. Ela faz com que o time descubra onde realmente perdeu ou ganhou o jogo. 
        O conselho que eu dou aos técnicos é que façam o uso dessa ferramenta. Ela dá a direção do trabalho. Serve como parâmetro para o desenvolvimento do time. Monte uma planilha simples para guardar os dados que julgar importante no nível da sua equipe. O excel ajuda muito nesse caso. (abaixo um exemplo de planilha (tática) criado por mim uns anos atrás).


         A partir de amanhã vou explicar alguns relatórios sobre estatísticas. Aqueles resumos que algumas vezes vocês observam os jogadores lendo logo após o jogo. Aguardem!  

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Estatística tática.

          O scout tático serve para mapear o sistema ofensivo e defensivo das equipes.  Esse tipo de análise é subjetiva, ou seja, acontece no meio do ponto. Para esse tipo de trabalho a precisão da leitura do jogo pelo estatístico é fundamental.  Não digo que no scout técnico não precisa ser, ou no de direção, mas aqui a leitura do jogo deve ser a mesma do levantador e dos centrais, pois senão os dados dificilmente serão bem aplicados na prática.
          Nesse tipo de analise os dados provem de duas situações especificamente:
         A primeira delas é a chamada (puxada) do central. Esse termo usado no vôlei, chamada, faz referência ao deslocamento que o central executa anteriormente ao levantamento. Vamos trabalhar aqui com basicamente três tipos de chamada. A primeira é a nas costas do levantador (fig.1). A segunda na frente e próximo ao levantador (fig.2). A terceira é pela frente e longe do levantador (fig.3). 
        A segunda situação é a distribuição do levantador. Quer dizer para onde o levantador levanta a bola. Bem mais fácil do que as chamadas, pois é mais concreta e de fácil visualização. Além da distribuição temos o tipo de levantamento, se foi uma bola com velocidade média, com uma super velocidade, etc. Vamos desconsiderar o tipo de levantamento aqui para facilitar o entendimento.

          Pegando as duas análises dá para montar estratégias de bloqueio e armação de ataque para o jogo. Um duelo de informações e estratégias que movimenta ponto a ponto a rede do vôlei.
          As conclusões giram sob às figuras 4 e 5, resumidamente podemos dizer que:
          - Na figura 4 o levantador está jogando na menor distância com relação à chamada do central. Ai o bloqueio deve tomar uma decisão em função dessa informação.
          - Na figura 5 o levantador está jogando na maior distância com relação à chamada do central.
É isso, uma análise breve de um scout tático! Dúvidas ou mais aprofundamentos é só perguntar via depoimento no blog!


domingo, 1 de maio de 2011

A estatística das direções!

          Esse segundo texto com relação as estatísticas vai passar uma idéia rápida das estatísticas de direção. Nesse tipo de análise o estatístico monitora as direções de saque, passe, ataque e contra-ataque.
          Usamos esses dados para:
1- Ajustar a linha de passe de acordo com a direção do saque de determinado jogador.
2- Definir as estratégias de bloqueio com relação a direção de ataque e contra-ataque.
3- Definir, pelo mesmo motivo anterior, o posicionamento de defesa da equipe.
4- Com relação a direção de passe, podemos definir alguma estratégia de bloqueio.

         Para cada fundamento temos ainda as variações do fundamento. Por exemplo:
1- Saque viagem ou saque flutuante.
2- Passe de saque viagem ou flutuante.
3- Ataque, as variações são para ataque forte, direcionado, caixinha ou largada.

          Enfim resumindo um pouco, para facilitar o entendimento, podemos ter algumas situações que são:

O jogador #10 costuma sacar viagem forte da posição 6 para a 5. E mais fraco para a 1. Quando opta pelo flutuante ele saca mais curto.
O atacante #3 costuma atacar  uma bola de entrada mais forte para a diagonal curta (entre posição 4 e posição 5) e uma largada para a posição 3. No contra-ataque ele só ataca para a diagonal longa.

          É isso, com relação as direções são monitoradas dessa maneira. No próximo texto as variações nas bolas levantadas pelo levantador. 

Brasil Juvenil encontra dificuldades para vencer na Europa!

Até o momento o Brasil está buscando a primeira vitória na excursão pela Europa. Jogando na Espanha a seleção foi derrotada por 3 sets a 0. As parcias foram 25x18, 25x21 e 25x22. Esse foi o primeiro amistoso na Espanha. A seleção já passou pela Eslováquia e terminará a excursão na Polônia.