sexta-feira, 29 de abril de 2011

Estatística no vôlei, primeiro texto.

        A estatística no vôlei é uma ferramenta fundamental para a análise da equipe e também do jogo em geral. Falo sempre no nosso vôlei, mas acredito que os números façam parte de todos os esportes, cada qual com suas particularidades.
        O vôlei por ser um tipo de esporte cíclico, onde as situações vão se repetindo tempo a tempo, acredito que fica mais simples e também preciso de fazermos as marcações com relação a estatística, principalmente com relação a estatística tática.
        Nesse primeiro texto sobre o assunto vou passar uma idéia geral de quais são os importantes aspectos que devem ser medidos. Vamos dividir a estatística em técnica e tática, falaremos aqui da parte técnica.
        Na análise dos fundamentos, que é a parte técnica, podemos medir o desempenho dos jogadores em cada fundamento que compõem o jogo. São analisados saque, bloqueio, defesa, recepção, levantamento e ataque, esse último fundamento dividido em ataque e contra-ataque.
        Temos para cada fundamento aproximadamente 5 notas ou valores de eficiência  (perfeito ou ponto, muito bom, positivo, negativo, ruim e errado). Vamos da perfeição  ao erro.  Por exemplo, um sacador fez um ace, ele receberá um ponto para saque perfeito. Um defensor fez uma defesa ruim, mas que deu continuidade na partida, ele receberá um ponto para defesa negativa. Um atacante fez um ataque muito bom, que é quando o outro time devolve a bola de graça para o time que atacou, fez um ataque positivo... e assim por diante.
        Como curiosidade um bom índice de aproveitamento geral de ataque hoje gira em torno de 60% a 70% de ponto de ataque. Na recepção, somando as perfeitas e as muito boas, onde o levantador consegue usar bem os jogadores de meio, um bom jogo de passe fica em torno de 80%.  
        Esse foi um exemplo de scout técnico. A partir desses dados, podemos monitorar os jogadores e os fundamentos e se necessário acrescentar ou modificar os treinamentos.
        Vamos entrar numa seqüência de textos sobre estatística nos próximos dias, o próximo será com relação à estatística tática. Então faça um comentário e junto com ele aproveite para perguntar mais sobre o assunto. Abraços!  

terça-feira, 26 de abril de 2011

Brasil vence o segundo amistoso na Europa.

        A seleção juvenil do Brasil venceu o segundo amistoso hoje aqui na Europa. Jogando novamente contra a  Eslováquia. Num jogo muito disputado vencemos os donos da casa por 3 x 2. Parciais de 25 x 22 e 25 x 19 para o Brasil, abrindo 2 x 0 no placar. Nos sets seguintes os donos da casa melhoraram e venceram por 25 x 20 e 25 x19. No tie-break, aquele set desempate, o Brasil venceu por 15 x 8. 
        O maior pontuador do Brasil foi o oposto Luan com 26 pontos. No geral tivemos uma recepção e uma virada de bola melhor que o adversário.
Amanhã pela manhã a seleção brasileira embarca para a Espanha, seguindo a preparação para o mundial do RJ, em agosto.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Profissão jogador de vôlei.

          Muitas perguntas são feitas a mim com relação a esse tema. Meu filho é grande, será que ele tem como ser um jogador de vôlei? Mas vôlei paga salário? Para ganhar dinheiro tem que ser muito bom? Enfim, cada pergunta é diferente, mas todas giram sob um ponto que eu acho que as pessoas desconhecem um pouco.
          Antes de mais nada vou contar uma história que reflete um pouco a nossa história para com a população em geral. Um belo dia desses uma mulher bateu no carro da minha esposa dentro do prédio. Ai papo vai e papo vem, quem paga e quando vamos consertar, acertamos que um dia pegaria ela e iríamos fazer um orçamento. No meio do caminho ela me diz:
- Eu trabalho nessa agência de veículos etc etc etc, e você?
- Eu trabalho no time de vôlei aqui da Cimed, de Floripa.
- Que legal!!! Como é bom trabalhar com o que a gente gosta!! Mas isso paga alguma coisa???
          A situação é mais ou menos essa, muita gente não tem idéia do que é o mercado do vôlei hoje no Brasil. Que tipo de profissional trabalha e ganha a vida com esse esporte. Enfim, voltamos a idéia inicial do texto, que é, tentar ou não tentar ser um jogador de vôlei.
          Atualmente tentar ser um jogador de vôlei profissional é mais simples do que no passado. Pelo menos acho que é mais fácil de convencer os pais disso. O vôlei no nosso país está se desenvolvendo muito, ao passo que hoje, com certeza temos uma das três melhores ligas de clubes do mundo. As estruturas ainda não são das melhores e se desenvolvem um pouco mais lentamente, comparado a evolução dos jogadores e aos orçamentos dos clubes. Mas tudo isso está gerando uma busca por atletas de um nível cada vez mais alto.
         Como praticamente todos os atletas brasileiros estão jogando no país, o espaço dos bons atletas jovens está diminuindo um pouco, quem não for bom dificilmente terá qualquer espaço na Superliga e isso poderá acabar com a carreira, pois sem resultados e um salário fica bem difícil para todos.
          A CBV tem feito de tudo para que o vôlei continue buscando novos talentos e principalmente dando aos jogadores a oportunidade de atuar em alguma equipe. Hoje cada clube pode ter 1 jogador extrangeiro, para que os brasileiros tenham oportunidade de jogar. A segunda divisão é que é o X da questão. Quem estiver começando vai acabar caindo em algum clube desses. Esses clubes não tem condições de pagar bons salários, dar as melhores condições de treinamento, não tem jogos televisionados e por ai vai. Mas quem sobreviver a esse início, quem aguentar essa fase e chegar ao alto nível com certeza será recompensado.
           Garanto que buscar um espaço no vôlei é difícil, assim como se tornar um médico também é. Tendo as condições físicas para isso é uma questão de esforço, muito esforço. Quem chegar ao nível profissional terá um bom salário e poderá por um tempo se dedicar ao vôlei como uma sua profissão. Não vamos falar em números, mas um bom jogador recebe um bom salário hoje em dia. Podemos comparar a um bom médico, um bom advogado e por ai vai!! Espero que eu tenha ajudado, quem tiver na dúvida escreve que eu tentarei ajudar.

domingo, 24 de abril de 2011

A excursão pela Europa da seleção Juvenil do Brasil.

          A excursão da equipe juvenil do Brasil pela Europa já tem alguns resultados. No primeiro jogo treino na Eslováquia o Brasil empatou em 3 x 3. Calma! É isso mesmo, foi um combinado entre as seleções e o resultado foi esse mesmo. Muito equilíbrio e com todos os jogadores atuando.
          Já hoje pela manhã  a história foi diferente. No amistoso realizado o Brasil perdeu por 3 sets a 0. Numa atuação ruim, com desempenho abaixo do esperado. 
          O ponteiro Cassiano (@cassianodetoni) fala em poucas palavras o que foi o jogo: " Hoje a gente perdeu por 3 x 0. O jogo foi muito ruim, o time não conseguiu se achar, não tem nem como explicar. Terça temos uma nova chance".
          Essa seleção ainda não é a seleção definitiva, pois alguns jogadores estavam atuando por times na superliga até essa semana e devem se apresentar no Brasil em maio.
          Assim que tiver mais algum resultado posto aqui.

Os classificados da Europa para o mundial infanto na argentina!

          Acabou agora a pouco o europeu infanto na Turquia. A Sérvia venceu a França por 3 x 2. 
          Os classificadoa para o mundial são, em ordem de classificação no Europeu. 
Sérvia
França
Rússia
Bulgária
Espanha 
Grécia
          Esses são os classificados para o Mundial FIVB na Argentina em agosto.