sábado, 2 de julho de 2011

Seleção juvenil do Brasil começa hoje a noite a série de amistosos aqui na Sérvia

Hoje a noite a seleção juvenil do Brasil continua a sua série de amistosos aqui na Europa. Depois de jogar 4 jogos na Rússia, vencendo 3, agora o Brasil está na Sérvia onde enfrenta os campeões mundiais infanto há dois anos atrás, título conquistado na Itália.
A receptividade por aqui está muito boa, mas desde ontem um clima de rivalidade está no ar. A sequência de jogos promete ser forte e produtiva. O time europeu tem uma diagonal de levantador e oposto que parece ser muito boa.
Dessa vez vou postar os relatórios dos jogos para que todos possam saber do desempenho dos atletas brasileiros nos jogos. Aguardem as novas postagens.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Montagem de um time vencedor.

        Para que o sucesso seja alcançado um time precisa ser estruturado da melhor maneira possível. Isso quer dizer que a escolha das peças deve ser bem feita, quando isso for possível.
        Na montagem de um grupo forte, o técnico deve sempre ter muito claro na sua cabeça quais são as reais possibilidades e virtudes de cada jogador, para que cada um consiga render o máximo coletivamente, como um time. Além disso ele precisa saber se o time é para um jogo ou para um torneio, nesse último caso a escolha de um jogador mais versátil pode ser mais vantajosa do que um jogador mais específico. Sempre o que buscamos é o equilíbrio como time.
        Vamos para a prática. Um bom time precisa de um bom levantador, um oposto que ataque muito bem, dois centrais que bloqueiem acima da média e dois ponteiros que passem na mão do levantador, aliado à isso um líbero que defenda como ninguém. Fácil né! Com certeza o time será bom.
        Mas a situação não é bem essa na prática, muita coisa precisa ser pensada ainda. Vamos aos fatos. Lembrando que estamos falando em alto nível, ou seja, o confronto sempre será contra times também muito fortes. Para que o confronto seja favorável ao nosso time, precisamos ter um time equilibrado.
        Começamos com o levantador, claro que o principal é o levantamento, mas se ele for muito baixo com certeza irá complicar o sistema defensivo quando estiver nas 3 posições da rede. Seu bloqueio será explorado pelo levantador adversário.
         Normalmente os ponteiros que são bons passadores são mais baixos e podem aumentar o problema do bloqueio, ou seja, um dos ponteiros deve ser maior, com mais poder de bloqueio e ataque.
        Os centrais se forem ótimos bloqueadores, o que é difícil, não podem ser atacantes ruins.    Um time precisa de atacantes eficientes no meio de rede. O sistema precisa disso. Sem ataque pelo meio o complexo ofensivo vai ter dificuldade em algum momento.
        Um bom oposto precisa ser um bom bloqueador, pois ele provavelmente terá que dar um algo a mais, visto à uma possível deficiência do levantador nessa função. Lembrando que o principal é o equilíbrio.
        Independente da situação ainda precisamos de bons e regulares sacadores. Buscando  manter um nível bom entre saque agressivo e saque regular.
        E o banco de reservas? Está lá fora da quadra mais uma parte, muito importante, de um time forte. Além da qualidade normal, cada jogador que compõem o banco do time, precisa saber no que poderá ser decisivo. Essa situação pode ser considerada "cirúrgica", ou seja, precisa ser extremamente precisa. Normalmente eles entram para definir um set, um jogo. No banco é importante uma boa inversão do sistema 5x1, pelo menos um bom saque e ainda um bloqueador forte. Se o time tiver um poder de ataque maior pela ponta, um bom passador pode ser útil para fazer um fundo de quadra em algum momento do set.
        Como estamos falando em um time de alto nível, com certeza os jogadores que estão no banco podem atuar numa situação normal de troca, quando um jogador não está bem no jogo. Mas se o técnico tiver essas "cartas na manga", uma troca bem feita pode decidir a partida.
        Para fechar um conselho para quem é técnico ou professor de vôlei:  "treine bem todo o seu time de maneira coletiva, mas dedique-se muito para situações que podem ser decisivas, "cirúrgicas". Crie o hábito da importância disso e acredite que dará certo".

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Seleção embarca para a Servia depois de encarar a Rússia.

Depois de uma semana em Moscou a seleção juvenil do Brasil estará embarcando daqui a pouco para a Servia.
O saldo aqui na Rússia foi muito positivo, visto que enfrentamos a atual campeã européia. Com 3 vitórias em 4 jogos a série de amistosos dá mais confiança aos atletas para o campeonato mundial.
O time volta a jogar somente no sábado na Servia contra a seleção que foi campeã mundial na categoria infanto há 2 anos. Mais um grande desafio para o time brasileiro.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Mais uma foto para a galeria do vôlei.

Equipe juvenil masculina em passeio por Moscou - Russia

Seleção infanto termina a excursão pela Europa.

        Depois de uma viagem de 18 dias pela Europa a seleção embarca de volta para o Brasil amanhã. O time comandado pelo técnico Percy Oncken está em preparação para o mundial da categoria que será disputado na Argentina.
        Com uma série de 12 jogos iniciada na Espanha o desempenho do Brasil foi o seguinte:
- 10 vitórias em jogos oficiais.
- 2 derrotas para a Espanha em jogo treino.
        Além de Espanha e Rússia o time também esteve na itália.
        O técnico Percy avaliou assim a excursão desse ano, " a viagem foi extremamente positiva, pois os jogadores aumentaram a sua experiência internacional, isso é muito importante para o desenvolvimento deles como atletas de alto nível. Estamos voltando para o Brasil com um grupo mais forte".
        O mundial infanto começa em 19 de agosto.

Conhecendo o Centro de Treinamento Russo

Fiz um vídeo rápido para vocês conhecerem a estrutura do CT russo.

terça-feira, 28 de junho de 2011

Seleção do Brasil perde para a Rússia

Hoje a seleção do Brasil, juvenil, não conseguiu manter o mesmo nível de jogo dos dias anteriores e perdeu para a Rússia aqui em Moscou.
Com algumas mudanças no time, buscando dar um ritmo de jogo maior a todos os atletas, o Brasil perdeu por 3 sets a 1.
Depois de um set muito disputado, os russos venceram por 26 x 24. No segundo set o Brasil mostrou um bom poder de reação e venceu por 25 x 19. No terceiro e no quarto sets o Brasil foi muito pressionado e perdeu por 25 x 16 e 25 x 15 respectivamente.
Amanhã as duas equipes se enfrentam às 11h da manhã aqui de Moscou, 4h da manhã aí do Brasil.
Não jogaram no time do Brasil Bernardo e Lucarelli, que foram poupados pelo técnico Léo.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Seleção juvenil vence o segundo jogo na russia

Hoje o confronto foi mais disputado aqui em Moscou. A seleção brasileira venceu os russos por 3 x 1.
No primeiro e no segundo set o jogo só foi definido no final, com duplo 25 x 23 para o Brasil. No terceiro set os russos foram melhor e abriram uma boa vantagem até a metade do set(16x12), aumentaram a diferença e fecharam o set em 25 x 18.
No quarto set o Brasil se recuperou e conseguiu uma boa vitoria com parcial de 25 x 14, com 5 pontos de bloqueio.
O Brasil não contou com o levantador Xuxa que sentiu um lesão. Jogaram o levantador Quaresma com o oposto Lucas, os centrais foram Bernardo e Victor, os ponteiros Hugo e Lucarelli e o líbero foi o Kachel. Entraram ainda Luan como oposto ficando o Lucas como ponteiro a partir do terceiro set.
Pelo Brasil o maior pontuador foi Lucarelli com 21 pontos, já pelo lado russo o ponteiro KOlesnik foi o maior pontuador com 23 pontos.

Seleção infanto aplica 3 x 0 na Russia

Depois de vencer por 3x1 ontem, agora a pouco a seleção infanto masculina, comandada por Percy Oncken, venceu a Rússia por 3x0. As parciais foram 25x21, 25x19 e 25x17, em pouco mais de 1h20 de jogo. Os maiores pontuadores do jogo foram Flávio e Alan, cada um com 12 pontos.
As duas equipes fazem mais um jogo amanhã aqui em Moscou. A seleção infanto está fechando a sua excursão aqui na Rússia. Eles já estiveram na Espanha e na Itália, onde venceram todos os jogos oficiais.

domingo, 26 de junho de 2011

Seleções do Brasil vencem na Rússia.

O dia foi de 100% de aproveitamento para as seleções de base masculinas do Brasil aqui em Moscou.
No primeiro amistoso da seleção infanto a vitória foi brasileira. A seleção até saiu perdendo, mas conseguiu se recuperar e fechou o jogo em 3 sets a 1. O brasil jogou com Tiago e Wagner, os centrais Tarcísio e Flávio, os pontas foram Alisson e João. O líbero é o Rogério. Entraram Batagim e Alan.
Já a seleção juvenil conseguiu implantar um forte ritmo de jogo e venceu os russos por 3 sets a 0. O time brasileiro foi praticamente o mesmo desde o inicio da partida, jogaram o levantador Xuxa e o oposto Lucas, os centrais Bernardo e Matheus, os ponteiros Hugo e Lucarelli, a única troca foi na ponta onde entrou Renan no segundo set. O líbero é o Kachel.
Amanha as duas seleções voltam a se enfrentar aqui no Centro de Treinamento Russo em Moscou.