quarta-feira, 4 de maio de 2011

Estatística tática.

          O scout tático serve para mapear o sistema ofensivo e defensivo das equipes.  Esse tipo de análise é subjetiva, ou seja, acontece no meio do ponto. Para esse tipo de trabalho a precisão da leitura do jogo pelo estatístico é fundamental.  Não digo que no scout técnico não precisa ser, ou no de direção, mas aqui a leitura do jogo deve ser a mesma do levantador e dos centrais, pois senão os dados dificilmente serão bem aplicados na prática.
          Nesse tipo de analise os dados provem de duas situações especificamente:
         A primeira delas é a chamada (puxada) do central. Esse termo usado no vôlei, chamada, faz referência ao deslocamento que o central executa anteriormente ao levantamento. Vamos trabalhar aqui com basicamente três tipos de chamada. A primeira é a nas costas do levantador (fig.1). A segunda na frente e próximo ao levantador (fig.2). A terceira é pela frente e longe do levantador (fig.3). 
        A segunda situação é a distribuição do levantador. Quer dizer para onde o levantador levanta a bola. Bem mais fácil do que as chamadas, pois é mais concreta e de fácil visualização. Além da distribuição temos o tipo de levantamento, se foi uma bola com velocidade média, com uma super velocidade, etc. Vamos desconsiderar o tipo de levantamento aqui para facilitar o entendimento.

          Pegando as duas análises dá para montar estratégias de bloqueio e armação de ataque para o jogo. Um duelo de informações e estratégias que movimenta ponto a ponto a rede do vôlei.
          As conclusões giram sob às figuras 4 e 5, resumidamente podemos dizer que:
          - Na figura 4 o levantador está jogando na menor distância com relação à chamada do central. Ai o bloqueio deve tomar uma decisão em função dessa informação.
          - Na figura 5 o levantador está jogando na maior distância com relação à chamada do central.
É isso, uma análise breve de um scout tático! Dúvidas ou mais aprofundamentos é só perguntar via depoimento no blog!


4 comentários:

  1. Nenhum comentario!!! Será que ninguem entendeu o que eu quis dizer??? boa noite a todos

    ResponderExcluir
  2. Eu entendi muito bem e ate imprimi... realmente um dos melhores blogs sobre volei..realmente muito bom principalmente para universitários! Parabéns

    ResponderExcluir
  3. Parabens pelo post Marcel. Gosto e trabalho com volei. Continue assim mesmo clariando nossa mente. Se quiser posta a planilha do excel nos avise. Vlw

    ResponderExcluir
  4. Marcel nao entendi muito bem,
    Voce diz que [i]"Na figura 4 o levantador está jogando na menor distância com relação à chamada do central"[/i]
    O que vc quer dizer com o jogando na menor distancia?
    quer dizer que o levantador esta optando por bolas rapidas usando mais o meio de rede do que os ponteiros?

    desculpe a ignorancia.

    ResponderExcluir