quarta-feira, 22 de junho de 2011

Como dividir uma sessão de treino

Esse texto pode variar muito, dependendo da realidade de cada equipe. Mas vou tentar passar uma idéia geral do tema.
Vamos supor uma equipe média que treina 5 vezes por semana em um turno, durante 2h. Eu sugiro que o treino seja dividido da seguinte maneira.
- 15 minutos de alongamento.
- 15 minutos de treino de fundamento, em pequenos grupos (duplas ou trios).
- 45 minutos de treino técnico.
- 45 minutos de treino coletivo ou tático.
No alongamento não temos como variar muito na semana, podendo sim colocar em uma ou duas sessões uma série de flexibilidade.
No treino de fundamento muita coisa pode ser feito. As variações nos exercícios vão desde a qauntidade de bolas usadas, os deslocamentos etc.
No treino técnico, acho bem útil intercalar o tipo de treino em cada dia. Por exemplo defesa, saque e passe, bloqueio. O ataque sempre aparece para aquecer para o trabalho tático coletivo.
No treino tático acho útil aumentar a quantidade de rally com bolas extras em cada ponto, aumentando o contato com a bola e aprimorando a transição do contra-ataque.
Esse modelo eu acho bem completo para quem treina em um turno só.

Nenhum comentário:

Postar um comentário