quarta-feira, 1 de junho de 2011

Campeonato Mundial Juvenil Masculino no Rio.

        Esse ano disputaremos o mundial juvenil aqui no Brasil, vamos defender dois títulos em sequência. O Brasil foi campeão em 2007 e em 2009. Em 2007 atletas com William Refatti, Lukinha, Wanderson, Thiago Barth estavam em quadra. Já em 2009 Murilo, Thales, Maurício, Renan , Isac, Mão entre outros foram os campeões. As duas gerações foram comandadas pelo técnico Percy Oncken. 
        Como está chegando a hora, vou apresentar alguns textos sobre a competição para que vocês entendam a dificuldade de conseguir esse título.
        O mundial é dividido em 4 grupos, ou seja, são os 16 melhores times do mundo. Na primeira fase os times jogam nesse grupo, que foi sorteado antes da competição ( o sorteio dos grupos do nosso mundial acontece sábado no Rio, depois do jogo Brasil x Polônia válido pela WORLD LEAGUE). Os dois melhores de cada grupo passam para a segunda fase, onde novamente temos grupos de 4 seleções, porém são só dois grupos. Mais uma vez o esquema se repete, ou seja, os dois melhores passam para a semifinal. Na terceira fase, semifinal, ocorre o famoso cruzamento olímpico. O primeiro de uma chave enfrenta o segundo da outra chave. Os dois vencedores das semis fazem a grande final.
        Essa é a fórmula da competição. A vitória soma 3 pontos e a derrota 0. Sendo 3 sets a 2, o time vencedor leva 2 pontos e o perdedor 1. É o mesmo sistema de pontos que será usado na próxima Superliga.
        No próximo texto: quem são os times que vem para o Rio em Agosto.



3 comentários:

  1. Se perder dois jogos na primeira fase (a pior das hipóteses), então a seleção vai disputar de 9 a 16 lugar. Mas se perder dois jogos na "segunda fase" a seleção vai disputar de 5 a 8 lugar. Ou seja para chegar na semifinal, a seleção pode perder no máximo um jogo por fase. Não é nada fácil. Mais vamos torcer muito pela Seleção Brasileira.

    ResponderExcluir
  2. É bem por ai Victor! Uma derrota no máximo para nao depender de nenhuma combinação. Abracos

    ResponderExcluir
  3. A torcida vai ser grande aqui e com certeza os atletas vão estar bem focados. Então que que Deus os abençõe que tenham a raça, a garra e mta sorte... Estaremos la!!!

    ResponderExcluir