sexta-feira, 1 de julho de 2011

Montagem de um time vencedor.

        Para que o sucesso seja alcançado um time precisa ser estruturado da melhor maneira possível. Isso quer dizer que a escolha das peças deve ser bem feita, quando isso for possível.
        Na montagem de um grupo forte, o técnico deve sempre ter muito claro na sua cabeça quais são as reais possibilidades e virtudes de cada jogador, para que cada um consiga render o máximo coletivamente, como um time. Além disso ele precisa saber se o time é para um jogo ou para um torneio, nesse último caso a escolha de um jogador mais versátil pode ser mais vantajosa do que um jogador mais específico. Sempre o que buscamos é o equilíbrio como time.
        Vamos para a prática. Um bom time precisa de um bom levantador, um oposto que ataque muito bem, dois centrais que bloqueiem acima da média e dois ponteiros que passem na mão do levantador, aliado à isso um líbero que defenda como ninguém. Fácil né! Com certeza o time será bom.
        Mas a situação não é bem essa na prática, muita coisa precisa ser pensada ainda. Vamos aos fatos. Lembrando que estamos falando em alto nível, ou seja, o confronto sempre será contra times também muito fortes. Para que o confronto seja favorável ao nosso time, precisamos ter um time equilibrado.
        Começamos com o levantador, claro que o principal é o levantamento, mas se ele for muito baixo com certeza irá complicar o sistema defensivo quando estiver nas 3 posições da rede. Seu bloqueio será explorado pelo levantador adversário.
         Normalmente os ponteiros que são bons passadores são mais baixos e podem aumentar o problema do bloqueio, ou seja, um dos ponteiros deve ser maior, com mais poder de bloqueio e ataque.
        Os centrais se forem ótimos bloqueadores, o que é difícil, não podem ser atacantes ruins.    Um time precisa de atacantes eficientes no meio de rede. O sistema precisa disso. Sem ataque pelo meio o complexo ofensivo vai ter dificuldade em algum momento.
        Um bom oposto precisa ser um bom bloqueador, pois ele provavelmente terá que dar um algo a mais, visto à uma possível deficiência do levantador nessa função. Lembrando que o principal é o equilíbrio.
        Independente da situação ainda precisamos de bons e regulares sacadores. Buscando  manter um nível bom entre saque agressivo e saque regular.
        E o banco de reservas? Está lá fora da quadra mais uma parte, muito importante, de um time forte. Além da qualidade normal, cada jogador que compõem o banco do time, precisa saber no que poderá ser decisivo. Essa situação pode ser considerada "cirúrgica", ou seja, precisa ser extremamente precisa. Normalmente eles entram para definir um set, um jogo. No banco é importante uma boa inversão do sistema 5x1, pelo menos um bom saque e ainda um bloqueador forte. Se o time tiver um poder de ataque maior pela ponta, um bom passador pode ser útil para fazer um fundo de quadra em algum momento do set.
        Como estamos falando em um time de alto nível, com certeza os jogadores que estão no banco podem atuar numa situação normal de troca, quando um jogador não está bem no jogo. Mas se o técnico tiver essas "cartas na manga", uma troca bem feita pode decidir a partida.
        Para fechar um conselho para quem é técnico ou professor de vôlei:  "treine bem todo o seu time de maneira coletiva, mas dedique-se muito para situações que podem ser decisivas, "cirúrgicas". Crie o hábito da importância disso e acredite que dará certo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário