segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Ranking dos times de vôlei do Brasil

        Acabei de criar um ranking dos times que jogam aqui no Brasil. A tarefa não é fácil, pois a vida dos times é curta.  A única maneira que achei foi juntar pelo menos 2 temporadas, pois temos vários times que só tem 2 anos de vida, temos 1 que só tem 1 ano (Medley) etc.
        Juntando as duas últimas temporadas, somando vitórias (3pt) e derrotas (1pt), simplesmente como se fosse um campeonato de pontos corridos, cheguei a seguinte classificação:
        Cimed e Sada empatam em primeiro lugar somando os pontos ganhos. Se dividirmos o número de pontos ganhos pelo número de partidas disputadas a Cimed fica em primeiro. O Sesi que foi o último campeão fica em terceiro nos pontos e em segundo no critério de pontos/jogo. 
        Esse critério de pontos/jogo é legal para ver que os 3 times que estão na frente da classificação quase não perdem seus jogos, a média é bem alta.
        Se alguém tiver alguma outra sugestão pode enviar um comentário aqui pelo blog. 

4 comentários:

  1. Marcel,

    Dá uma olhada no ranking. Acho que o segundo lugar pertence ao SESI.
    Sugestão para o ranking: fazer por porcentagem. Dividir o número de jogos pelo de vitória. Isso independe de quantas temporadas o time jogou.

    Abraço.

    Zenni.

    ResponderExcluir
  2. Esse esquema de ponto por jogo que disputou pode ser legal sim, da ate para fazer de toda a história da superliga... Vou buscar os dados. Abracos

    ResponderExcluir
  3. vale o trocadilho: boa sacada esse ranking!!! Isso mostra o quanto o time é regular, independente da temporada! Vc pode mesmo usar o average de pontos/jogos como critério de desempate conforme sugestão do Marcelo. É mais ou menos o que faz a Argentina para definir os critérios de rebaixamento no campeonato de futebol!

    ResponderExcluir
  4. Vou buscar os dados e fazer esse esquema ai. Abracos

    ResponderExcluir