sexta-feira, 12 de agosto de 2011

O que o futuro reserva para a nossa seleção juvenil

        O mundial se foi! Na verdade 4 anos se foram para essa geração. Foram 4 anos de muito trabalho, onde mesmo com todas as dificuldades a gurizada evoluiu. E todo esse esforço dedicado dará a eles muitas oportunidades daqui para a frente.
        No primeiro ano desse grupo, o Vice campeonato sulamericano foi o primeiro revés. Depois disso uma desclassificação precoce no mundial infanto na Itália carimbou a geração com uma das piores do vôlei brasileiro. Ano passado uma ótima vitória sob a Argentina, esse time Vice-campeão mundial, nos deu o título sulamericano. E a história recente do mundial todos já conhecem. Ou seja essa geração foi somente campeã sulamericana.
        Acontece que tudo isso já é história e o futuro deles deve ser muito promissor, assim como tem sido o de todos os jogadores que já passaram pelas seleções de base e continuaram trabalhando sério depois do ciclo. Porém me preocupo um pouco se eles terão o espaço necessário para evoluir, pois o vôlei brasileiro está inchado, repleto de bons jogadores, mais experientes. Esses jogadores devem ocupar todo espaço nos próximos anos, excluindo bastante os novos jogadores, no momento em que eles maios precisam de espaço.
         Nesses dez anos que vivo o dia a dia do volei profissional sempre acompanhei os novos jogadores dentro dos grupos profissionais logo após deixarem a seleção juvenil, mas dessa vez não serão todos que terão essa oportunidade. E esse panorama deve continuar assim nos próximos anos. Somente os muito bons terão espaço.
         Sabe quantos jogadores muito bons temos em cada seleção? No máximo 3 ou 4, quando o time é bom. E onde os outros jogadores vão jogar?
         O texto todo é para entrar na luta por uma segunda divisão no vôlei brasileiro, melhor que a atual liga nacional. Ou isso acontece ou senão vamos ter problemas sérios no futuro. O mundo todo tem melhores campeonatos que os nossos, onde os jogaodres tem mais oportunidades.

Um comentário:

  1. Eu quero muito ser jogador de volei, não preciso nessesariamente jogar em Uma seleção Brasileira, mais sim em algum clube grande. tenho 15 anos 1,90m sou baixo para os padroes do voleibol brasileiro hoje em dia e ja estou pesquisando varios clubes de outros paises pelo fato dos clubes brasileiros terem um nivel de 'altura' muito alto :D

    Muito bom o Texto, Parabéns '-'

    ResponderExcluir