terça-feira, 10 de maio de 2011

Explicando as sessões de treino.

        Basicamente temos 3 tipos de treinamentos. O primeiro tipo de treino é o treino coletivo, também chamado de movimentação ou volume. O segundo tipo de treino é um treino específico, ou seja, de algum fundamento para o grupo todo. O terceiro tipo é um treino também específico, para um grupo reduzido, usado normalmente junto com a musculação ou outro treinamento físico.
        No treinamento coletivo, que pode ser executado de várias maneiras, é onde o time busca melhorar todas as questões do jogo. O entrosamento entre levantamento e ataque, entre bloqueio e defesa, etc. A direção desse treino é normalmente do técnico, com os assistentes observando os setores que compõem o jogo. Como é um treino com uma intensidade bem forte, quando a comissão técnica (CT) quiser treinar alguma coisa mais específica, deverá equilibrar o tempo total da sessão. Nesse caso diminuindo o tempo do volume.
        O treino específico para o grupo todo é usado em duas situações predominantemente. A primeira delas é no treino de saque e passe. Nesse tipo de treino, como o nome diz, alguns jogadores executam saques e outros ficam treinando a recepção. Outra situação onde esse treino normalmente acontece é antes de uma parte coletiva. Por exemplo com uma rápida passagem de bloqueio, ou um treino coletivo de defesa, etc.
        O último modelo de treino é o treino bem específico, setorizado. Nesse tipo de treino poucos jogadores executam muitas repetições de algum fundamento. São treinos curtos, dependendo dos estímulos e da frequência das repetições. Esse treino normalmente acontece junto com uma sessão de treino físico. Alguns exemplos desse tipo de treino:
- Treinamento de levantador.
- Treinamento de passe.
- Treinamento de defesa.
- Treinamento de habilidade técnica (controle de bola)
        Esses são os tipos de grupos e de treinos que normalmente o alto nível desenvolve durante a semana. Cada situação é muito bem estudada pela comissão técnica, que elabora uma semana de trabalho com aproximadamente 9 sessões de treino.

4 comentários:

  1. Show de bolaaaa...
    Parabens
    =]

    ResponderExcluir
  2. cada dia aprendendo um pouco mais aqui!!!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom post!! Descobri o seu blog por uma indicação no twitter.. e me pego entrando todos os dias por atualizações.. parabens!!!

    Sera que tinha como vc postar alguns treinos de fundamentos que possam ser feitos em conjuntos??

    Faço parte de um time amador de volei.. e gostaria muito de levar algumas ideias novas aos nossos treinos!!!

    ResponderExcluir