domingo, 22 de maio de 2011

Estatística, direções de ataque e de saque.

        Está ai um modelo de estatística muito importante para qualquer treinador. As direções de ataque e saque servem para organizar os sistemas que vão enfrentar esses fundamentos. 
        Vamos começar com a incidência do saque. Analise a figura a seguir:
        Essa é uma incidência de saque de um central da Superliga que saca viagem. Os traços pretos são saques perfeitos. Nota-se que ele tem uma incidência maior para o centro da quadra, o mesmo acontece  quando saca da posição 6. Dessa forma a linha de passe deve proteger mais essa região.
        A outra imagem é com relação ao ataque. Somente ao ataque, não temos aqui as bolas de contra-ataque. Analise a figura a seguir.
        Essa segunda foto mostra os ataques de um ponteiro muito bom aqui do Brasil. Notem que ele tem vários golpes na entrada de rede, buscando mais a diagonal longa e na paralela sem muitos ataques para a linha. Busca quase só a diagonal quando ataca na saída. No fundo pelo meio ele também é bem versátil, atacando tanto para a posição 1 ou para a 5.
        A partir desses dados o treinador define o posicionamento de bloqueio e de defesa para tentar diminuir a eficiência do atacante. É isso, parece bem simples, mas existem muitas variáveis para cada jogador e tipo de bola, o que complica muito as coisas. 


2 comentários:

  1. Muito interessante, mas não acho nada simples... realmente a estatistica é fundamental =)

    ResponderExcluir
  2. Muito legal , e importante !
    mais se torna díficil por ser bem detalhista !

    ResponderExcluir