segunda-feira, 25 de abril de 2011

Profissão jogador de vôlei.

          Muitas perguntas são feitas a mim com relação a esse tema. Meu filho é grande, será que ele tem como ser um jogador de vôlei? Mas vôlei paga salário? Para ganhar dinheiro tem que ser muito bom? Enfim, cada pergunta é diferente, mas todas giram sob um ponto que eu acho que as pessoas desconhecem um pouco.
          Antes de mais nada vou contar uma história que reflete um pouco a nossa história para com a população em geral. Um belo dia desses uma mulher bateu no carro da minha esposa dentro do prédio. Ai papo vai e papo vem, quem paga e quando vamos consertar, acertamos que um dia pegaria ela e iríamos fazer um orçamento. No meio do caminho ela me diz:
- Eu trabalho nessa agência de veículos etc etc etc, e você?
- Eu trabalho no time de vôlei aqui da Cimed, de Floripa.
- Que legal!!! Como é bom trabalhar com o que a gente gosta!! Mas isso paga alguma coisa???
          A situação é mais ou menos essa, muita gente não tem idéia do que é o mercado do vôlei hoje no Brasil. Que tipo de profissional trabalha e ganha a vida com esse esporte. Enfim, voltamos a idéia inicial do texto, que é, tentar ou não tentar ser um jogador de vôlei.
          Atualmente tentar ser um jogador de vôlei profissional é mais simples do que no passado. Pelo menos acho que é mais fácil de convencer os pais disso. O vôlei no nosso país está se desenvolvendo muito, ao passo que hoje, com certeza temos uma das três melhores ligas de clubes do mundo. As estruturas ainda não são das melhores e se desenvolvem um pouco mais lentamente, comparado a evolução dos jogadores e aos orçamentos dos clubes. Mas tudo isso está gerando uma busca por atletas de um nível cada vez mais alto.
         Como praticamente todos os atletas brasileiros estão jogando no país, o espaço dos bons atletas jovens está diminuindo um pouco, quem não for bom dificilmente terá qualquer espaço na Superliga e isso poderá acabar com a carreira, pois sem resultados e um salário fica bem difícil para todos.
          A CBV tem feito de tudo para que o vôlei continue buscando novos talentos e principalmente dando aos jogadores a oportunidade de atuar em alguma equipe. Hoje cada clube pode ter 1 jogador extrangeiro, para que os brasileiros tenham oportunidade de jogar. A segunda divisão é que é o X da questão. Quem estiver começando vai acabar caindo em algum clube desses. Esses clubes não tem condições de pagar bons salários, dar as melhores condições de treinamento, não tem jogos televisionados e por ai vai. Mas quem sobreviver a esse início, quem aguentar essa fase e chegar ao alto nível com certeza será recompensado.
           Garanto que buscar um espaço no vôlei é difícil, assim como se tornar um médico também é. Tendo as condições físicas para isso é uma questão de esforço, muito esforço. Quem chegar ao nível profissional terá um bom salário e poderá por um tempo se dedicar ao vôlei como uma sua profissão. Não vamos falar em números, mas um bom jogador recebe um bom salário hoje em dia. Podemos comparar a um bom médico, um bom advogado e por ai vai!! Espero que eu tenha ajudado, quem tiver na dúvida escreve que eu tentarei ajudar.

27 comentários:

  1. MUITO BOM MARCEL,ESTOU ADORANDO ESTE BLOG,ELE VIROU REFERENCIA PRA MIM,SEMPRE ENTRO AQUI PARA VER AS NOVIDADES,MUITO BOM.

    ResponderExcluir
  2. Eu sou alto e Jovem moro no Recife (o volei n é tao bem visto aqui) mas segundo o treinador eu jogo bem e teria futuro...mas o problema é o meu pai que fala que eu tenho que fazer faculdade para poder receber um salario bom e ter um futuro garantido...gostaria de saber de voce se eu escolher o volei como profissao seria bom economicamente falando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho melhor vc continua com o seu sonho

      Excluir
  3. Eu tenho 22 anos, 1.98, sempre quis ser jogador de vôlei, sou completamente apaixonado pelo esporte, como morava no sertão de Pernambuco não tinha nenhum acesso a times de vôlei, peneiras, etc e esse sonho foi morrendo aos poucos. Decidi optar por uma profissão mais "segura", hoje curso o 7º período de Medicina e sei que sou mais um de tantos talentos desperdiçados. É uma pena.

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho 19 anos, ainda nao perdi a esperança mais queria sber aonde posso encontrar peneiras para ser jogador de volei em são paulo sera q poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
  5. Olá tenho 15 anos,tenho 1,90 de altura e tenho muita vontade de ser jogador profissional de volei. Moro no Rio Grande do Sul e vou começar a fazer testes na SOGIPA. Gostaria da sua opinião sobre meu porte físico e minhas chances de realizar meu sonho. Atenciosamente Gabriel.

    ResponderExcluir
  6. sou de porto alegre tenho 1,75 jogo deus de criança deus dos seis anos jogo muito sou o melhor do meu bairro que é restinga sou esforçado e tenho sertesa que eu nasci pra jogar volei mais só que eu so de uma familia pobre e nao tem como eu mostra o meu talento pra vcs e eu tenho sertesa que vcs vam se inprenciona comigo e eu tenho muita agilidade eu sou muito rapido e eu sou magro peso cinquenta e cinco quilos e tenho quinze anos eu conto com vcs abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. So precisa melhorar o portugues e certamente tera mais sucesso!!! Fe e foco!!

      Excluir
  7. olá Marcel sou da Bahia e meu maior sonho é ser jogadora de vôlei e pode crê que vou conseguir nao importa as dificuldades pois para um sonho nao se pode dizer nunca

    ResponderExcluir
  8. Li vários comentário anônimos e entendendo bem quem sabe a gente possa estar jogando junto daqui a alguns anos. Meu sonho é um dia ser jogador de vôlei e vou conseguir!!!

    ResponderExcluir
  9. Tipo queria sabe como que se joga volei por uma faculdade ganha a bolsa pra poder joga ? ou onde olho pra poder começa a joga e vira proficional ainda so adolescente e to no 3 ano do ensino medio no final do ano ja

    ResponderExcluir
  10. olá tenho 1,78 m e treino desde 12 anos de idade comecei em uma turma cujo objetivo era apenas brincar, ou seja, ninguem sabia nada , mas para mim o volei era mais então pedi pro treinador me trocar de faixa etária, no começo eu estranhei pois era o mascote da turma então ninguem queria jogar comigo, mais não demorou muito pra me acostumar e em pouco tempo já estava jogando no mesmo nível que eles, tudo isso porque a minha paixão pelo volei era muito grande. Porém não demorou muito tempo para que os treinos de volei começassem a acabar, pois tem uma coisa sem graça chamada futebol que não sei porque motivo é muito mais fácil e ao mesmo tempo mais valorizado que o volei, voltando ao assunto começaram a usar os horário dos nosso treinos que só eram duas vezes por semana para os treinos da tal coisa sem graça, mais nós não desistimos começamos a jogar em uma das escolas da minha cidade, hoje eu me mudei de cidade e como ocorre em 100% das cidades o futebol tambem é mais valorizado, mais jogo numa quadra de areia aqui perto de casa o povo não é muito bom mais é isso ou nada e todos me perguntam se jogo em algum time . Agora indo direto ao assunto eu queria saber como posso ser um jogador profissional de voleibol e quais times aceitam novos talentos, pois sei que sou bom só não tenho oportunidade.

    ResponderExcluir
  11. gostaria de tentar seguir a carreira de volei, eu tenho 17 anos e busco esse desejo mas não sei por onde começar.Gostaria que vc pudesse me ajudar, gostaria de ser convocado para a seleção mas nao sei por onde começar, talento não é o impecilho.Moro no RJ, zona sul .

    ResponderExcluir
  12. Eu tipo tenho 13 anos tenho 1.77 e faço volei já faz 1 ano,meu treinador disse que eu se continuar a treinar forte eu consigo chegar em um sada cruzeiro, mais eu queria saber se nas categorias de basedos times profissionais você recebe algum sálario

    ResponderExcluir
  13. Adorei. . Sonho mt em jogar volei ...so não sei como fazer para começar ..e tenho medo qq meus pais não concorden ...

    ResponderExcluir
  14. Gostei do Blog. Tenho um filho que é apaixonado por volei e faz desde os 7 anos. Hoje ele tem 10 anos e está no Botafogo. Temos que dar apoio e não esquecer do colégio, pois atleta sem cultura é terrível. Seguir o sonho e não esquecer que você pode!!!! Abs,

    ResponderExcluir
  15. Olaa. Meu aluno tem 14 anos e 1,98 de altura. Coloquei ele no clube e a mae assinou um contrato ate 2020. Porem nao trata de remuneracao la. Em 2020 ele sera adulto. Tera que receber. Estou errada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rithelle sois de onde?
      sou atleta de volei e quero fazer um teste no nautico de recife liguei pra lá mas não sei se tenho mais chances tenho 22 anos já eu jogo desdos 15 só que moro no interior e aqui não tenho oportunidades, o que achas?

      e vcs pessoal o que acham?

      Excluir
  16. Eu tenho 17 anos, ainda nao perdi a esperança mais queria sber aonde posso encontrar peneiras para ser jogador de volei em Sergipe ou Bahia sera q poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
  17. Gosto muito de jogá volei, gostaria muito de me tornar uma grande profissional e pode algum dia participa das olimpíadas representando meu país, porém estou um pouco velha para isso irei fazer 18anos em 2016. Jogo volei a 3 anos em escolas estaduais, com 1,65 de altura alguns falam que eu poderia ser uma boa líbero mas eu gosto mesmo e de jogá no ataque senti a emoção de saca e fazer aquele ponto decisivo do sete. Com as oportunidades são muito E as chances são poucas para conquistar o propósito na vida, o que Nos resta além de tentar e sonhar.

    ResponderExcluir
  18. moro no RS são luiz gonzaga cidade pequena tenho 17 altura 1.70 atualmente to no jergs (jogos escolares do rio grande do sul) a minha escola passo para a faze regional e aqui na minha cidade tem 36 mil habitantes nao tem nem uma escola de volei n tenho como achar um time peneira nem nada disso sou o levantador do meu time e eu queria muito mesmo ser jogador profissional de volei ser um atleta esse e meu sonho...

    ResponderExcluir
  19. Eu tenho 23 anos e não tenho experiência no vôlei, mas eu sempre tive um sonho de jogar, porém nunca deu certo e hoje quero tentar entrar.
    Você acha que 23 anos para o vôlei feminino é muito "velha" ?

    ResponderExcluir
  20. Olá, me chamo Bruno e eu gosto muito de jogar vôlei... Porém não sei se minha altura pode ajudar muito em relação à isso kkkk pois tenho 19 anos e tenho apenas 1,75. Será que posso jogar em um tome profissional?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tenho 18 anos e 1,82 de altura, tenho a mesma dúvida que você, amo muito o vôlei e gostaria de ser um profissional. Porém não acho onde e como começar, muito difícil também sem apoio e ajuda

      Excluir
  21. Olá, tenho 16 anos e 1,75 de altura e quero saber se e possível ser um jogador profissional, pois gosto muito de vôlei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É possível a minha maior dúvida é a seguinte
      " Além de jogar bem e ter uma certa experiência no vôlei eu preciso ter as melhores notas?" Afinal" se vc quer ser um bom jogador vc tem que treinar bastante e se vc quer tirar notas boas tem que estudar bastante" no meu caso para tirar notas boas tenho que estudar o dia inteiro e mesmo assim eu tiro uma ou duas bombas.

      Excluir