Fechando mais uma série sobre fundamentos vamos falar sobre a defesa. Já escrevi há um tempo atrás que acho o fundamento mais difícil de ser executado, principalmente em paralela.
Temos vários tipos de defesa, sendo as duas mais comuns a defesa baixa (manchete) e a defesa alta (toque), espalmada. As variações sobre defesa são a defesa com quedas, peixinho ou rolamento, com uma das mãos e até com o peito, afinal o que vale nesse caso e colocar a bola para cima.
A defesa em paralela é muito difícil, porém com a velocidade do jogo atualmente as coisas tem melhorado um pouco. Digo isso porque acho que quando maior a velocidade de levantamento mais dificil de atacar uma bola em paralela com força. Chamamos muitas vezes esse tipo de ataque de "tirada". Quando for executar essa defesa o jogador deve deixar a perna de fora mais a frente que a de dentro, com o objetivo de jogar a bola para dentro da quadra.
A defesa em diagonal tem como referência o posicionamento do bloqueio e a maior incidência do atacante. A área é maior que a paralela e por isso normalmente temos dois ou três defensores na diagonal.
A defesa baixa, normalmente é executada quando o ataque passa direto pelo bloqueio. A defesa alta aparece quando um toque acontece no bloqueio e muda a trajetória do ataque. Com quedas, usamos mais quando o atacante dá uma largada. Os outros recursos de defesa podem aparecer se for necessário.
Marcel,
ResponderExcluirno 5x1 quando o levantador defende um ataque, quem fica responsável pelo levantamento?
-Rodrigo Silva
@realdigao
Porto Alegre - RS