A estatística no vôlei é uma ferramenta fundamental para a análise da equipe e também do jogo em geral. Falo sempre no nosso vôlei, mas acredito que os números façam parte de todos os esportes, cada qual com suas particularidades.
O vôlei por ser um tipo de esporte cíclico, onde as situações vão se repetindo tempo a tempo, acredito que fica mais simples e também preciso de fazermos as marcações com relação a estatística, principalmente com relação a estatística tática.
Nesse primeiro texto sobre o assunto vou passar uma idéia geral de quais são os importantes aspectos que devem ser medidos. Vamos dividir a estatística em técnica e tática, falaremos aqui da parte técnica.
Na análise dos fundamentos, que é a parte técnica, podemos medir o desempenho dos jogadores em cada fundamento que compõem o jogo. São analisados saque, bloqueio, defesa, recepção, levantamento e ataque, esse último fundamento dividido em ataque e contra-ataque.
Temos para cada fundamento aproximadamente 5 notas ou valores de eficiência (perfeito ou ponto, muito bom, positivo, negativo, ruim e errado). Vamos da perfeição ao erro. Por exemplo, um sacador fez um ace, ele receberá um ponto para saque perfeito. Um defensor fez uma defesa ruim, mas que deu continuidade na partida, ele receberá um ponto para defesa negativa. Um atacante fez um ataque muito bom, que é quando o outro time devolve a bola de graça para o time que atacou, fez um ataque positivo... e assim por diante.
Como curiosidade um bom índice de aproveitamento geral de ataque hoje gira em torno de 60% a 70% de ponto de ataque. Na recepção, somando as perfeitas e as muito boas, onde o levantador consegue usar bem os jogadores de meio, um bom jogo de passe fica em torno de 80%.
Esse foi um exemplo de scout técnico. A partir desses dados, podemos monitorar os jogadores e os fundamentos e se necessário acrescentar ou modificar os treinamentos.
Vamos entrar numa seqüência de textos sobre estatística nos próximos dias, o próximo será com relação à estatística tática. Então faça um comentário e junto com ele aproveite para perguntar mais sobre o assunto. Abraços!